Renovação da instalação de catenária na Estação de Cascais

Investimentos

Foi adjudicada a empreitada de renovação da instalação de catenária na Estação de Cascais. Esta intervenção tem como principal objetivo a adaptação da eletrificação da estação ao layout de via existente, simplificando assim a infraestrutura, bem como a renovação de materiais e equipamentos de catenária.

No âmbito dos trabalhos, que têm um investimento associado de 500 mil euros, serão substituídos todos os lanços de catenária da Estação de Cascais e todos os apoios de catenária existentes. Está igualmente prevista a substituição dos isoladores de secção e dos seccionadores existentes.

A eletrificação será realizada no sistema de 1500V corrente contínua, apesar do equipamento de suporte/apoios de catenária a instalar serem para 25kV / 50Hz, medida que tem em consideração as alterações previstas ao tipo de alimentação da Linha de Cascais, ficando a instalação preparada para as necessidades de interoperabilidade decorrentes da futura modernização.
 

 
 

 

A Linha de Cascais foi a primeira a ser eletrificada em Portugal, na década de 1920. A substituição do sistema de alimentação de energia elétrica faz parte do projeto de modernização da Linha de Cascais e com ele a migração dos atuais 1500 volts em corrente contínua para o sistema de tensão existente na restante rede ferroviária nacional de 25.000 volts em corrente alternada. A linha será alimentada por uma nova subestação de tração a construir em Sete Rios.